segunda-feira, 15 de junho de 2015

Nos porões da casa. Teologia da Libertação


3 comentários:

  1. Rotina religiosa não leva ninguém pro céu !

    "para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em mim e Eu em Ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste." (João 17:21)

    A vontade de Deus o Pai e de seu Filho Jesus, é que todos os cristãos sejam um, isso sujere unidade ou união mas na realidade não é o que vemos por aí.

    "E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir;" (Mc 3:24 e Sl 133:1)

    Divisão significa duas visões, no Brasil cada religião cristã tem uma visão diferente da outra, por isso a tendência do reino religioso é deixar de existir por falta de união.

    “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (At 2:42)
    "Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco." (II Cor. 13:11)

    O povo de Deus não está perseverando, não vivem em paz, não tem um mesmo parecer ignorando assim o ensinamento dos apóstolos portanto desagradando o criador.

    "Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei." (Jo 2:19 e Mt 25:2)

    O próprio Jesus é contrário ao modelo de sistema religioso institucional, com essa declaração ele mesmo constituiu cada cristão um templo ao ressuscitar no terceiro dia.

    "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (I Cor. 6:19)

    Não existe necessidade de prédios físicos, agora Deus o Pai e Jesus o Senhor habita dentro de cada um que o receber como Senhor e salvador.

    "Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:" (Atos 7:48)

    Veja que a vida do Deus altíssimo pelo seu Espírito não habita em construções feitas por mãos humanas porque Jesus aboliu esse modelo de adoração.

    "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." (João 4:24)

    Adorar em espírito significa exaltar, louvar, glorificar, engrandecer, ter temor reverencial ao Espírito de Deus que habita no cristão através da maneira de viver, falar, comportar-se, tratar o próximo como Jesus tratou, amando, bendizendo, orando, tendo compaixão, misericórdia, sendo pacificador, curando e desejando o bem sempre.

    "Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" (I Pe 2:9)

    A palavra igreja na novo concerto significa pessoas convertidas a Cristo em um determinado lugar, e não religiões institucionalizadas com cargos hierárquicos e fins comerciais ou lucrativos, Jesus nunca cobrou 1 centavo sequer para anunciar a palavra do Pai celestial o Mestre não teve religião e não deixou nenhuma para ser seguida, deixou-se a si mesmo para ser seguido como exemplo de amor.

    "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (Jo 14:26)

    Maior e melhor professor: O Espírito de Deus.

    “E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis." (I Jo 2:27)

    É a unção de Deus na vida do cristão que o ensina tudo através da sagrada escritura.

    "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mt 16:24)

    O sistema de religiões principalmente as cristãs têm mantido suas mentes engessadas e a de seus seguidores igualmente escravas de ensinamentos que são preceitos de homens quando que na verdade o Filho de Deus veio para libertar os filhos do altíssimo até mesmo das rotinas religiosas.

    ResponderExcluir
  2. 1.A matéria-prima da teologia é
    -Deus revelado em Jesus e transmitido pelo testemunho dos cristãos. Santo Tomás de Aquino afirma que o objeto material da teologia é Deus.
    -A doutrina cristã contida na Biblia e desenvolvida ao longo dos tempos pela Tradição Eclesia
    -A vida atual da Igreja e seu ministério.
    -As religiões e a religiosidade
    -Os temas humanos significativos
    2.A palavra de Deus deve ser um caminho e não uma viseira. Portanto a teologia busca realizar um trabalho interdisciplinar e sendo um trabalho de pesquisa, adota um método e escolher com qual área de conhecimento que irá dialogar. Por exemplo o teólogo Juan Luis Segundo, que construiu uma reflexão sobre o pecado e a graça com a ajuda de conceitos de física e da teoria sistêmica.Se a reflexão teológica for sobre um tema social, a pesquisa será sobre o trabalho no mundo atual, causas do desemprego etc...Como o cristão deve atuar no ambiente de trabalho...
    Este capítulo nos mostra, através de uma linguagem clara as bases da teologia para um iniciante, destacando o papel da fé e também o papel da razão, pois a teologia "combina o esforço da razão humana com a iluminação da graça divina."Destaca os tres fundamentos da fé: Tradição, Bíbilia e Magistério. Mostra ainda a matéria-prima da Teologia: Deus

    ResponderExcluir
  3. O livro A Casa da Teologia tem uma contribuição esplendida para o curso de Teologia, atualmente estou estudando o curso de Ciências Teológicas da faculdade Boas Novas em Manaus e estou fascinada com os conhecimentos adquiridos através do Livro. Parabéns aos autores ótima reflexão teológica.

    ResponderExcluir